Ensino de Sociologia

Licenciatura em Ciências Sociais e Sociologia no Ensino Médio
Subscribe

Aula – 21 de setembro – Educação e Imagens

setembro 15, 2011 By: polart Category: aula

Educação e Imagens

Objetivo: Problematizar a relação entre a visualidade, seus modos de conhecimento e os processos educacionais (formais e informais).

Atividade 3: Análise de Imagens nos livros didáticos; análise e seleção de imagens para o programa de ensino escolar [referente a dois bimestres].

Leitura Obrigatória:

OLIVEIRA Jr., Wencesláo Machado de. “FILMES E PROFESSORES: momentos de uma oralidade muito presente” Revista PRO-POSIÇÕES, Vol.10, no 28, março de 1999, Faculdade de Educação, Unicamp. Disponível em: http://mail.fae.unicamp.br/~proposicoes/edicoes/texto178.html

MIRANDA, Carlos Eduardo Albuquerque. Uma educação do olho: as imagens na sociedade urbana, industrial e de mercado. Cadernos CEDES, Campinas, v. 21, n. 54, p. 28-40, 2001. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622001000200004&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

MIRANDA, Carlos Eduardo Albuquerque. Orbis Sensualium Pictus – Comenius em busca das técnicas mnemônicas. Carlos-Eduardo-Miranda-Comenius-em-busca-das-tecnicas-mnemonicas

Leitura Complementar:

ALVES, Maria Adélia . Filmes na escola: uma abordagem sobre o uso de audiovisuais (vídeo, cinema e programas de TV) nas aulas de Sociologia do ensino médio. Dissertação de Mestrado, Unicamp-FE, Campinas, 2001.

BRUZZO, Cristina. O CINEMA NA ESCOLA: o professor, um espectador. Tese de Doutorado, Unicamp-FE, Campinas, 1995. (Sugestão: pp.117-152.).

ATENÇÃO: atividades e tarefas para o dia 21 de setembro:

1) Cada grupo já deverá trazer um esboço do programa de ensino.

2) Selecionem previamente algumas imagens que poderiam ser utilizadas para as aulas que vocês indicaram no programa de ensino. Tragam essas imagens impressas ou em arquivo digital. Iremos analisar as imagens em sala e discuti-las em relação às suas propostas de aula.
Sugestões de imagens: fotografias, charges, desenhos, ilustrações, pequenos trechos de video.

Comments are closed.

  • Categorias

  • RSS Links selecionados