Ensino de Sociologia

Licenciatura em Ciências Sociais e Sociologia no Ensino Médio
Subscribe

Preconceito e intolerância às religiões africanas serão debatidos.

abril 08, 2010 By: polart Category: evento

[REPORTAGEM: 8 de Abril de 2010 – 09:30 – Fonte: Prefeitura da Cidade de São Paulo – ver portal]

O evento ”Mãe África – As três rodas de resistência negra” irá debater principalmente a inclusão da história e cultural afro-brasileira e africana nas escolas brasileiras. Será neste sábado (10/04), a partir das 9h, na Parada Inglesa.

A Secretaria de Participação e Parceria – por meio da Coordenadoria de Assuntos da População Negra (Cone) – realiza o evento “Mãe África – As três rodas de resistência negra”, neste sábado (10/04), a partir das 9h, na quadra da escola de samba X-9 Paulistana, Parada Inglesa.

O evento é organizado com o apoio da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, da União de Negros pela Igualdade (Unegro) e do Bakisse Aueto Mona Cafunge. O encontro pretende debater principalmente a inclusão da história e cultura afro-brasileira e africana nas escolas brasileiras e a quebra do preconceito e intolerância às religiões de matrizes africanas.

Para os organizadores do evento, muitas expressões religiosas existentes em nosso país têm a matriz no continente africano. “Se forem efetivamente implantadas na rede de ensino, essas experiências irão estabelecer e fazer compreender a relação entre culturas. Embora a forma de sociabilidade dessas religiões tenha um vasto repertório de códigos sócio-culturais e educativos, no Brasil ainda são poucos os pesquisadores que realizam investigações sobre a temática. O preconceito, a discriminação e a intolerância acabam sendo tratados como se não fossem problemas éticos a serem enfrentados pelos rituais pedagógicos da escola. Considerar a discriminação de religião apenas uma “brincadeira” não é uma posição isolada entre os educadores, mas também da sociedade toda. Ou seja, nesses casos, alunos pertencentes às religiões de matriz africana continuam sendo vítimas de preconceito”.

PROGRAMAÇÃO

Debates

* “A intolerância a religiões de matrizes africanas e a possibilidade de superação na escola, a partir da Lei 10.639/03”, ministrado por Makota Valdina e Baba PC de Oxumaré.
* “Construção do plano nacional à intolerância religiosa”, ministrado por Marcos Resende e Tata de Nkissi Joselito Conceição.
“Religiões de matrizes africanas como código sócio-cultural e educativo”, ministrado por Drª Petrolina Beatriz Gonçalves e Silva – Universidade Federal de São Carlos.

Apresentações

Afoxé filhos da Coroa de Dada
Orixás, Nkissi e Vodus
Bateria da escola de samba Flor de Vila Dalila
Grupo de capoeira: Ação da Liberdade e Fórum Cultural Abaeté

Serviço

Mãe África – As três rodas de resistência negra
Local:
Avenida Luís Dumont Villares, 324 – Parada Inglesa
Data: 10 de abril, a partir das 9h

Comments are closed.

  • Categorias

  • RSS Links selecionados