Ensino de Sociologia

Licenciatura em Ciências Sociais e Sociologia no Ensino Médio
Subscribe

Estágio I – 2013

Unidade Curricular: Estágio Supervisionado I

Prof. Dr. Davisson C. C. de Souza

Prof. Dr. Humberto Prates da Fonseca Alves

Carga horária

Total: 135 horas, sendo 50 horas cumpridas no campo do estágio e o restante em aulas teóricas, supervisão, elaboração de projetos e relatório.

Ementa

O Estágio I visa aproximar os estudantes do ensino e da pesquisa no campo educacional, através do desenvolvimento da observação de campo a ser realizada em instituições escolares. A UC também tem como objetivo apresentar o debate sobre o ensino de Sociologia e discutir as atuais propostas curriculares para a matéria no Ensino Médio. O(a) docente responsável pela disciplina selecionará um ou mais eixos temáticos a serem trabalhos na dimensão teórica e prática mediante a organização de grupos de trabalhos para a realização de planos de ação, que compreende os seguintes momentos: (1) Formação; (2) Pesquisa e diagnóstico; (3) Co-elaboração e discussão coletiva dos projetos; (4) desenvolvimento da proposta; (5) Avaliação; (6) Sistematização e compartilhamento dos conhecimentos produzidos.

Objetivos

Geral

– Promover a articulação reflexiva entre a prática de Estágio e a abordagem das ciências sociais sobre educação e escola, propiciando o desenvolvimento de conhecimentos teóricos e práticos para a atuação profissional em instituições educacionais.

Específicos

– Identificar temas, problemas e métodos na pesquisa sobre educação e escola, em particular nas Ciências Sociais brasileiras.

– Desenvolver a capacidade do aluno de realizar a observação exploratória do campo de estágio (a escola e seu entorno – contexto, atores, processos sócio-culturais e institucionais, etc.).

– Refletir sobre as políticas educacionais brasileiras e problematizar o debate atual nas Ciências Sociais sobre a Sociologia no Ensino Médio.

– Acessar, construir e analisar indicadores de educação e de desempenho escolar.

Eixos temáticos

O conteúdo da UC será norteado por dois eixos temáticos:

  1. Ensino de Sociologia: a) os referenciais teóricos daspropostas curriculares e dos materiais didáticos da disciplina; b) os principais temas, autores e teorias abordados; c) o processo de tradução didática dos conceitos sociológicos para o Ensino Médio; d) a relação entre teoria, política e ideologia presente na relação de ensino-aprendizagem da Sociologia; e) os principais limites e possibilidades do ensino da disciplina no atual contexto educacional brasileiro.

  2. Pesquisa em Educação: a) a escola como objeto de pesquisa nas Ciências Sociais; b) questões metodológicas nas pesquisas em educação; c) o sistema de ensino e sua influência na instituição escolar; d) as políticas educacionais, o financiamento da educação e a escola; e) acesso e análise de indicadores de educação e de desempenho escolar; f) educação, pobreza e segregação social.

Avaliação

A avaliação da disciplina será composta pelas seguintes atividades:

  1. Relatório de estágio a ser entregue no dia 27/02;
  2. Freqüência mínima de 75% nas aulas presenciais.

Instruções para entrega do Relatório do Estágio:

  1. O Relatório de Estágio deverá ser impresso e entregue, impreterivelmente, na aula do dia 27/02;

  2. Deverá ter de 15 a 20 páginas (incluindo-se bibliografia e imagens) em folha de formato A4; fonte tipo Times New Roman e tamanho 12; espaçamento entre linhas 1,5; margens das folhas de 2,5 cm.

  3. Os relatórios poderão ser individuais ou em dupla;

  4. Deverá apresentar uma articulação entre a prática de estágio na escola e a reflexão teórica proporcionada pela disciplina, a partir dos eixos de observação e da bibliografia trabalhada nas aulas. Deverá conter a seguinte estrutura:

Etnografia da experiência do estágio: Relato e reflexão teórica das principais observações registradas no diário de campo. Apresentação de dados da escola e observações gerais da prática de estágio, articulados com uma reflexão teórica a partir dos eixos de observação propostos pela UC. Para um melhor aproveitamento desta parte, recomenda-se a utilização de um Caderno de Campo para anotações durante a visita à escola.

Ensino de Sociologia: Reflexão sobre o ensino de Sociologia de maneira articulada com o relato das aulas observadas no campo de estágio. Utilizar o material trabalhado nas aulas (orientações e parâmetros curriculares do MEC, análise dos livros didáticos e bibliografia sobre o tema) e apresentar uma discussão sobre a relação entre os conceitos sociológicos e os conhecimentos escolares.

Pesquisa em Educação: Análise dos indicadores de educação e de desempenho escolar das escolas pesquisadas vis-à-vis indicadores sociais do entorno.

Avaliação da UC: contribuições teóricas e práticas para a formação como docente.

Obs.: se o relatório for elaborado em dupla, este deverá abordar as experiências de cada estágio, preferencialmente em perspectiva comparada.

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

  • 24/10 – Aula 1 (Prof. Davisson e Prof. Humberto)

  1. Apresentação do programa; II) esclarecimentos sobre a prática de estágio; III) Entrega de documentação: (Ficha de Horas do Estágio, Ficha de Credenciamento do Estágio, Termo de Compromisso), IV) Pesquisa nas escolas V) Critérios de avaliação e relatório de estágio.

Bibliografia de referência:

BRASIL. Ministério da Educação. Lei 11.788 (dispõe sobre estágio de estudantes).Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 25 set. 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11788.htm

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP 1 (institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena).Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 18 fev. 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12991

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP 2 (institui a duração e a carga horária dos cursos de licenciatura, de graduação plena, de formação de professores da Educação Básica em nível superior).Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 19 fev. 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12991

UNIFESP. Projeto Pedagógico do Curso de Ciências Sociais – Licenciatura. Guarulhos-SP: Departamento de Ciências Sociais, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), campus Guarulhos-SP. Disponível em: http://humanas.unifesp.br/novo/images/documentos/ppc_ciencias_sociais_licenciatura.pdf

  • 31/10 – Aula 2 (não haverá aula presencial)

Atividade prática: busca de campo de estágio nas escolas

  • 07/11 – Aula 3 (Prof. Davisson)

A Sociologia no Ensino Médio: os documentos curriculares oficiais

Bibliografia básica:

BRASIL. Ministério da Educação. “Conhecimentos de Sociologia”. (pp. 101-133). Orientações Curriculares Nacionais. (Vol. 3, Ciências Humanas e suas Tecnologias).Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_03_internet.pdf

BRASIL. Ministério da Educação. Parecer 38/2006. Inclusão obrigatória das disciplinas de Filosofia e Sociologia no currículo do Ensino Médio (pp. 1-11). Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12768&Itemid=866

BRASIL. Ministério da Educação. “Conhecimentos de Sociologia, Antropologia e Política” (pp. 36-43). Em: Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Médio). Parte IV: Ciências Humanas e suas Tecnologias. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/cienciah.pdf

Bibliografia complementar:

MORAES, A. C. Parecer sobre Ensino de Filosofia e Sociologia. Mediações, Londrina, v.12, n.1, pp. 239-248, jan./jun. 2007. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/view/3404

MORAES, A. C. Ensino de Sociologia: periodização e campanha pela obrigatoriedade. Caderno CEDES, v. 31, p. 359-382, 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v31n85/04v31n85.pdf

  • 14/11 – Aula 4 (Prof. Davisson)

Currículo de Sociologia – Análise dos livros didáticos

Bibliografia básica:

BOMENY, Helena; MEDEIROS, Bianca F. Tempos modernos, tempos de Sociologia. (págs: 24-28; 34-41; 58-65). São Paulo: Editora do Brasil, 2010.

TOMAZI, Nelson Dacio. Sociologia para o ensino médio. (págs. 23-31; 45-54). São Paulo: Editora Saraiva, 2011.

Bibliografia complementar:

BOMENY, Helena; MEDEIROS, Bianca F. Tempos modernos, tempos de Sociologia. (pp. 8-17) São Paulo: Editora do Brasil, 2010.

TOMAZI, Nelson Dacio. Sociologia para o ensino médio. (pp. 12-16). São Paulo: Editora Saraiva, 2011.

  • 21/11 – Aula 5 (Prof. Humberto)

Determinantes do desempenho escolar: fatores escolares e extra-escolares

Bibliografia básica:

MENEZES-FILHO, Naercio. Os Determinantes do Desempenho Escolar do Brasil. São Paulo. IBMEC, 2007. http://www.cepe.ecn.br/seminarioiv/download/menezes_filho.pdf

PAES DE BARROS, Ricardo; MENDONÇA, Rosane; DOS SANTOS, Daniel Domingues; QUINTAES, Giovani. Determinantes do desempenho educacional no Brasil. Ipea, 2001.

TORRES, Haroldo; FERREIRA, Maria Paula; GOMES, Sandra. Educação e segregação social: explorando o efeito das relações de vizinhança. São Paulo: segregação, pobreza e desigualdade. São Paulo: Editora do Senac, 2005.

Bibliografia complementar:

MELLO E SOUZA, Alberto de. Determinantes da aprendizagem em escolas municipais. Ensaio: aval.pol.públ.Educ. [online]. 2005, vol.13, n.49, pp. 413-434.

ALVES, Maria Teresa Gonzaga; SOARES, José Francisco. As pesquisas sobre o efeito das escolas: contribuições metodológicas para a sociologia da educação. Soc. estado., Ago 2007, vol.22, no.2, p.435-473. http://www.scielo.br/pdf/se/v22n2/07.pdf

  • 28/11 – Aula 6 (Prof. Humberto)

Indicadores de educação e de desempenho escolar no Brasil: IDEB, Idesp e outros indicadores

Bibliografia básica:

ANDREWS, Christina W.; VRIES, Michiel S. De. Pobreza e municipalização da educação: análise dos resultados do IDEB (2005-2009). Cad. Pesqui., São Paulo , v. 42, n. 147, dez. 2012 . Disponível em <http://www.scielo.br>

KLEIN, R.; FONTANIVE, N.S. Alguns indicadores educacionais de qualidade no Brasil de hoje. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, Fundação Seade, v. 23, n. 1, p. 19-28, jan./jun. 2009. Disponível em: http://www.seade.gov.br

MESQUITA, Silvana. Os resultados do Ideb no cotidiano escolar. Ensaio: aval.pol.públ.Educ., Rio de Janeiro , v. 20, n. 76, set. 2012 . Disponível em <http://www.scielo.br>

Bibliografia complementar:

GUIMARÃES, José R. S.; JANNUZZI, Paulo M. IDH, Indicadores Sintéticos e suas Aplicações em Políticas Públicas. Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais, v. 7, n. 1, Maio 2005.

JANNUZZI, P.M. Indicadores sociais no Brasil: conceitos, fonte de dados e aplicações. Campinas: Alínea, 2001.

MINUCI, e.G.; ARIZONO, n. Tipologia de escolas que alcançaram as metas do Idesp. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, Fundação Seade, v. 23, n. 1, p. 135-148, jan./jun. 2009. Disponível em: <http://www.seade.gov.br>;

SOARES, José Francisco; XAVIER, Flávia Pereira. Pressupostos educacionais e estatísticos do Ideb. Educ. Soc., Campinas , v. 34, n. 124, set. 2013 . Disponível em <http://www.scielo.br>

SOARES, J.F. Índice de desenvolvimento da Educação de São Paulo – Idesp: bases metodológicas. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, Fundação Seade, v. 23, n. 1, p. 29-41, jan./jun. 2009. Disponível em: <http://www.seade.gov.br>;

  • 05/12 – Aula 7 (Prof. Davisson e Prof. Humberto)

Supervisão – andamento da visita às escolas.

  • 12/12 – Aula 8 (Prof. Humberto)

Aula prática no laboratório de informática: [Acesso e construção de] Indicadores de educação e de desempenho escolar das escolas estagiadas por estudantes do campus Guarulhos e de indicadores sociais do entorno.

  • 19/12 – Aula 9 (Prof. Humberto)

Aula prática no laboratório de informática: [Análise de] Indicadores de educação e de desempenho escolar das escolas estagiadas por estudantes do campus Guarulhos vis-à-vis indicadores sociais do entorno.

Bibliografia básica para as duas aulas práticas no laboratório de informática:

CEM. Apostila do Curso de Introdução ao TerraView Política Social. São Paulo, 2008.

  • 30/01 – Aula 10 (Prof. Davisson)

Práticas de ensino de Sociologia – questões metodológicas

Bibliografia básica:

DUARTE, N. “Conhecimento tácito e conhecimento escolar na formação do professor (porque Donal Schön não entendeu Luria)”. Educação e Sociedade. Campinas, v. 24, n. 83. P. 601-625, 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v24n83/a15v2483.pdf

HANDFAS, Anita; TEIXEIRA, Rosana C. “A prática de ensino como rito de passagem e o ensino de Sociologia nas escolas de nível médio”. Mediações, Londrina, v.12, n.1, p. 131-142, jan./jun. 2007. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/view/3392

Bibliografia complementar:

MORAES, A. C. Licenciatura em ciências sociais e ensino de sociologia: entre o balanço e o relato. Tempo Social, São Paulo – SP, v. 15, n. 1, p. 05-20, 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20702003000100001

SILVA, Ileizi F. “A Sociologia no Ensino Médio: os desafios institucionais e epistemológicos para a consolidação da disciplina”. Cronos, Natal-RN, v. 8, p. 403-427, jul./dez. 2007. Disponível em: http://www.periodicos.ufrn.br/index.php/cronos/article/view/1844/pdf_60

  • 06/02 – Aula 11 (Prof. Davisson)

O debate acadêmico sobre a Sociologia no Ensino Médio

Bibliografia básica:

CASÃO, C. D. C. e QUINTEIRO, C. T. Pensando a Sociologia no ensino médio através dos PCNEM e das OCNEM. Mediações, Londrina, v. 12, pp. 225-238, 2007. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/view/3403

SOUZA, Davisson C. C. de Souza. “O ensino de Sociologia e a Pedagogia Histórico-Crítica: uma análise dos fundamentos teórico-metodológicos das propostas atuais”. Revista Histedbr On-Line, v. 13, n. 51, p. 122-138, jun. 2013. Disponível em: http://www.fae.unicamp.br/revista/index.php/histedbr/article/view/4190.

Bibliografia complementar:

BARBOSA, Maria V. MENDONÇA, Sueli G. L. “Formação de professores de sociologia: um estudo à luz da teoria histórico-cultural”. Mediações, Londrina, v.12, n.1, p. 159-176, jan./jun. 2007. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/view/3395

TAKAGI, C. T. e MORAES, A. C. Um olhar sobre o ensino de sociologia: pesquisa e ensino. Mediações, Londrina, v.12, n.1, p.93-112, jan./jun. 2007. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/view/3390

JINKINGS, Ivana. Ensino de sociologia: particularidades e desafios contemporâneos. Mediações, Londrina, v.12, n.1, p. 113-130, jan./jun. 2007. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/view/3391

  • 13/02 – Aula 12 (Prof. Davisson e Prof. Humberto)

Supervisão: orientação para elaboração do relatório

  • 20/02 – Aula 13: Livre: Elaboração do relatório

  • 27/02 – Aula 14 (Prof. Davisson e Prof. Humberto)

Entrega e apresentação do relatório e da documentação de estágio. Fechamento da disciplina.

  • 13/03 – Aula 15 – Exame

Reentrega das atividades não cumpridas durante o curso

Comments are closed.

  • Categorias

  • RSS Links selecionados