Ensino de Sociologia

Licenciatura em Ciências Sociais e Sociologia no Ensino Médio
Subscribe

Estágio I – 2011

Programa da UC

Universidade Federal de São Paulo – Unifesp
Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Curso de Ciências Sociais

Unidade Curricular: Estágio Supervisionado I

(programa em arquivo pdf)

Profa Dra. Christina W. Andrews
Prof. Dr. Davisson C. C. de Souza

CARGA HORÁRIA
Aulas teóricas:
60 horas
Campo de estágio: 50 horas
Elaboração de projetos e relatórios: 25 horas
Total: 135 horas

EMENTA
O Estágio I visa aproximar os estudantes do ensino e da pesquisa no campo educacional, através do desenvolvimento de uma pesquisa que inclui observação de campo a ser realizada em instituições escolares. A UC também tem como objetivo apresentar referenciais teóricos sobre o ensino de Sociologia, assim como promover a reflexão sobre as diretrizes curriculares para a disciplina no Ensino Médio.

OBJETIVOS
Geral
—    Promover a articulação reflexiva entre a teoria e a prática do Estágio Supervisionado e a abordagem das ciências sociais sobre educação e escola, propiciando o desenvolvimento de conhecimentos teóricos e práticos para a atuação profissional em instituições educacionais.

Específicos
—    Promover a reflexão sobre temas, problemas e métodos na pesquisa sobre educação e escola;
—    Desenvolver a capacidade realizar pesquisas que tem como foco a escola e seu entorno (contexto, atores, processos sócio-culturais e institucionais, etc.);
—    Discutir as políticas educacionais brasileiras e problematizar o debate atual nas Ciências Sociais sobre a Sociologia no Ensino Médio.

RECURSOS DIDÁTICOS

Serão adotadas aulas expositivas e discussões em grupo. O conteúdo da UC será norteado por dois eixos, a saber:

I)    Ensino de Sociologia: a) os referenciais teóricos das propostas curriculares e dos materiais didáticos da disciplina; b) os principais temas, autores e teorias abordados; c) o processo de tradução didática dos conceitos sociológicos para o Ensino Médio; d) a relação entre teoria, política e ideologia presente na relação de ensino-aprendizagem da Sociologia; e) os principais limites e possibilidades do ensino da disciplina no atual contexto educacional brasileiro.

II)    Pesquisa em Educação: Durante o estágio, cada grupo (até três alunos) deverá planejar e desenvolver uma pesquisa, cujo tema geral será “A Disciplina de Sociologia no Ensino Médio: Diretrizes, Teoria e Prática”. A partir desse tema amplo, os grupos deverão selecionar um problema de pesquisa a ser desenvolvido.

AVALIAÇÃO DO APRENDIZADO

A avaliação da UC focará o desempenho do aluno no que se refere às seguintes atividades:

a) Verificação de leitura:
Nos últimos trinta minutos de cada aula teórica (total de oito aulas) será aplicada uma atividade de verificação de leitura, com uma ou duas questões de interpretação da bibliografia básica.

b) Etnografia da experiência do estágio:
Consiste na apresentação de dados da escola e observações gerais da prática de estágio, articulados com uma reflexão teórica a partir dos eixos de observação propostos pela UC. Para um melhor aproveitamento desta parte, recomenda-se a elaboração de um caderno de campo para anotações durante a visita às escolas.

c) Planejamento e execução de uma pesquisa: a pesquisa, a ser desenvolvida em grupos de até três alunos parceiros de estágio, compreende os seguintes momentos: (1) Planejamento da pesquisa (delimitação do problema de pesquisa; métodos de pesquisa a serem utilizados); (2) Execução da pesquisa nas escolas; (3) Interpretação dos resultados; (4) Discussão coletiva dos resultados das pesquisas; (5) Elaboração de um texto que comporá o Relatório Final do Estágio.

Obs.: Relatório Final de Estágio
Cada grupo deverá desenvolver um Relatório Final de Estágio a partir da bibliografia do curso, da pesquisa realizada na escola e das anotações feitas em seu caderno de campo com base nos eixos de observação propostos.

Instruções para elaboração do Relatório do Estágio:

1)    O relatório final deverá ser impresso e entregue, impreterivelmente, na aula do dia 07/12;

2)    Deverá ter de 15 a 20 páginas (incluindo-se bibliografia e imagens)em folha de formato A4; fonte tipo Times New Roman e tamanho 12; espaçamento entre linhas 1,5; margens das folhas de 2,5 cm. NÃO INCLUIR CAPA; grampear APENAS no canto esquerdo das folhas.

3)    Deverá ser elaborado realizado em grupo de até três alunos parceiros de estágio;

4)    Deverá conter a seguinte estrutura:
Parte I: Etnografia da experiência do estágio: relato e reflexões teóricas das principais observações registradas no diário de campo;
Parte II: Pesquisa na escola: deverá conter as seguintes seções: (a) resumo; (b) introdução; (c) procedimentos de pesquisa; (d) resultados e discussão; (e) conclusões;
Parte III: Considerações finais: avaliação da UC quanto às contribuições teóricas e práticas para a formação como docente.

Importante: o relatório deverá apresentar uma articulação entre a prática de estágio na escola e a reflexão teórica proporcionada pela disciplina, a partir dos eixos de observação e com base na bibliografia trabalhada nas oito aulas teóricas.

Peso das atividades: O relatório final corresponderá a 50% da nota final e as verificações de leitura aos restantes 50%.

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

•    17/08: Aula 1 – Apresentação (Christina e Davisson)

I)    Apresentação do programa; II) esclarecimentos sobre a prática de estágio; III) Entrega de documentação: (Ficha de Horas do Estágio, Ficha de Credenciamento do Estágio, Termo de Compromisso), IV) Pesquisa nas escolas V) Critérios de avaliação e relatório de estágio.

Bibliografia básica:
BRASIL. Ministério da Educação. Lei 11.788 (dispõe sobre estágio de estudantes). Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 25 set. 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11788.htm.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP 1 (institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena). Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 18 fev. 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_02.pdf.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP 2 (institui a duração e a carga horária dos cursos de licenciatura, de graduação plena, de formação de professores da Educação Básica em nível superior). Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 19 fev. 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CP022002.pdf.

Bibliografia complementar:
UNIFESP. Projeto Pedagógico do Curso de Ciências Sociais – Licenciatura. Guarulhos-SP: Departamento de Ciências Sociais, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), campus Guarulhos-SP. Disponível em: http://humanas.unifesp.br/novo/images/documentos/ppc_ciencias_sociais_licenciatura.pdf

Acesso aos formulários:

Credenciamento de Estágio

Termo de compromisso

Ficha de Estágio

•    24/08: Aula 2: Propostas curriculares para Sociologia (Davisson)

I) Discussão acerca dos principais documentos oficiais sobre a Sociologia no Ensino Médio.

Bibliografia básica:
BRASIL. Ministério da Educação. “Conhecimentos de Sociologia”. (p. 101-133). Orientações Curriculares Nacionais. (Vol. 3, Ciências Humanas e suas Tecnologias). Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_03_internet.pdf
BRASIL. Ministério da Educação. Parecer 38/2006. Inclusão obrigatória das disciplinas de Filosofia e Sociologia no currículo do Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006.
BRASIL. Ministério da Educação. Conhecimentos de Sociologia, Antropologia e Política. In: Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Médio). Parte IV: Ciências Humanas e suas Tecnologias. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 1998, p. 36-43. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/cienciah.pdf

Bibliografia complementar:
MORAES, A. C. Parecer sobre Ensino de Filosofia e Sociologia. Mediações, Londrina, v.12, n.1, p. 239-248, jan./jun. 2007.

•    31/08: Aula 3 – Metodologia de pesquisa (Christina)

I)    Pesquisa em Educação – Reflexões iniciais

Bibliografia básica:
ANDRÉ, Marli. Pesquisa em educação: buscando rigor e qualidade. Cadernos de Pesquisa, n. 113, p. 51-64, 2001.

Bibliografia complementar:
SPOSITO, Marilia Pontes. Uma perspectiva não escolar no estudo sociológico da escola. Revista da USP, n. 57, p. 210-26, 2003.

•    07/09: FERIADO

•    14/09: Aula 4: Supervisão 1 (Christina e Davisson)

Planejamento da pesquisa “A Disciplina Sociologia no Ensino Médio: Diretrizes, Teoria e Prática”; discussão em classe sobre a delimitação do recorte e elaboração de questões de pesquisa.

Exemplos de questões que poderão ser abordadas: 1) Qual o papel da Sociologia na formação dos estudantes de Ensino Médio?; 2) Como os conceitos sociológicos estão sendo apresentado no Ensino Médio?; 3) A escola está conseguindo realizar os objetivos propostos pelas OCNs de Sociologia?; 4) Quais são os limites e possibilidades atuais da disciplina de Sociologia no Ensino Médio?

•    21/09: Aula 5 – Conteúdos de Sociologia e tradução didática (Davisson)

Bibliografia básica:
CASÃO, C. D. C. e QUINTEIRO, C. T. Pensando a Sociologia no ensino médio através dos PCNEM e das OCNEM. Mediações, Londrina, v. 12, pp. 225-238, 2007.
HANDFAS, Anita; TEIXEIRA, Rosana C. A prática de ensino como rito de passagem e o ensino de Sociologia nas escolas de nível médio. Mediações, Londrina, v.12, n.1, p. 131-142, jan./jun. 2007.
JINKINGS, Ivana. Ensino de sociologia: particularidades e desafios contemporâneos. Mediações, Londrina, v.12, n.1, p. 113-130, jan./jun. 2007.

Bibliografia complementar:
BARBOSA, Maria V. MENDONÇA, Sueli G. L. Formação de professores de sociologia: um estudo à luz da teoria histórico-cultural. Mediações, Londrina, v.12, n.1, p. 159-176, jan./jun. 2007.
MORAES, A. C. Licenciatura em ciências sociais e ensino de sociologia: entre o balanço e o relato. Revista Tempo Social, São Paulo – SP, v. 15, n. 1, p. 05-20, 2003.
TAKAGI, C. T. e MORAES, A. C. Um Olhar sobre o ensino de sociologia: pesquisa e ensino. Mediações, Londrina, v.12, n.1, p.93-112, jan./jun. 2007.

•    28/09: Aula 6 – Observação da escola (Christina)

Bibliografia básica:
TURA, Maria de Lourdes Rangel. A observação do cotidiano escolar. In: ZAGO, N.; CARVALHO, M.P. de; VILELA, R.A. (Orgs.). Itinerários de pesquisa: Perspectivas qualitativas em sociologia da educação.  Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

Bibliografia complementar:
NOGUEIRA, Oracy. Pesquisa social: Introdução às suas técnicas. São Paulo: Editora Nacional, 1968. Capítulo 9.

•    05/10: Aula 7 – Supervisão 2 (Christina e Davisson)

Conclusão do planejamento de pesquisa.
Os estudantes deverão entregar um projeto-piloto de uma página com o problema de pesquisa, objetivos e uma proposta metodológica para a realização da pesquisa.
Discussão coletiva sobre a viabilidade da pesquisa, que deverá ser concluída antes da aula do dia 30/11.

•    12/10: FERIADO

•    19/10: Aula 8 – Pesquisa de opinião e amostragem (Christina)

Bibliografia básica:
ANDREWS, Christina W. Metodologia de baixo custo para a avaliação de políticas públicas, 2010 (Relatório de Pesquisa, Projeto CNPq 400492/07-5). Capítulo 4, p. 52-60.

Bibliografia complementar:
MARTINS, Gilberto de Andrade. Estatística geral e aplicada. 2a ed. São Paulo: Atlas, 2002.

•    26/10: Aula 9 – Análise dos livros didáticos (Davisson)

Bibliografia básica:
SEE/SP. Sociologia: Caderno do Professor – 1ª série, v. 1. São Paulo: Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEE-SP), 2009, p. 7-47.
SEE/SP. Proposta Curricular do Estado de São Paulo para a disciplina de Sociologia.  São Paulo: Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEE-SP), 2009, p. 1-8. Disponível: http://www.rededosaber.sp.gov.br/portais/Portals/18/arquivos/PPC_soc_revisado.pdf

•    02/11: FERIADO

•    09/11: Aula 10 – Supervisão 3 (Christina e Davisson)

Discussão sobre o andamento da pesquisa nas escolas (resultados preliminares, dificuldades, etc.).
Entrega de um relatório parcial de 1 a 3 páginas.

•    16/11: Aula 11 – Relevância na pesquisa sobre educação (Christina)

Bibliografia básica:
ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith. Relevância e aplicabilidade da pesquisa em educação. Cadernos de Pesquisa, n. 113, p. 39-50, 2001.

•    23/11: Aula 12 – Análise dos livros didáticos (Davisson)

Bibliografia básica:
GARCHET, Maria H. B.; MEDEIROS, Bianca S. P. F. Tempos modernos, tempos de Sociologia. São Paulo: Editora do Brasil, 2010, p. 4-5; 8-9; 24-28; 34-41; 58-61.
TOMAZI, Nelson Dacio. Sociologia para o ensino médio. São Paulo: Editora Saraiva, 2011, p. 7-10; 12-16; 18-21; 23-31

•    30/11: Aula 13 – Discussão dos resultados das pesquisas (Christina e Davisson)

Apresentação e discussão dos resultados da pesquisa (atividade obrigatória).

•    07/12: Aula 14 – Apresentação dos relatórios (Christina e Davisson)

Entrega dos relatórios: apresentação e discussão em sala de aula (atividade obrigatória).

•    14/12: Aula 15 – Avaliação e fechamento (Christina e Davisson)

Devolutiva dos relatórios e entrega das notas finais

•    21/12: Exame final

Formato a ser definido

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.

  • Categorias

  • RSS Links selecionados